Objetivos do blog

Este blog foi criado com o intuito de, não somente defender um Sul Livre, mas sobretudo refletir a respeito do país que queremos. Os artigos abordam os mais variados temas, buscando assim dar ao leitor um vislumbre de como seria viver num país calcado nos princípios de subsidiariedade, municipalismo, localismo e ideais liberais.

Não são ideias novas ou que nunca foram colocadas em prática. Mas são ideias estranhas ao brasileiro acostumado desde sempre ao rigor de um estado tutelar. E o separatismo é necessário como único meio de efetivá-las. Começar o país de forma correta, caso contrário fica impossível consertar, como bem sabemos.

Mas o separatismo se faz necessário também porque nenhuma mudança em direção a algo melhor virá de Brasília. Quem não percebeu isso ainda é porque tem dificuldade de cair na real. Quinhentos anos de história de poder central sugando recursos e sonhos já deveriam ter sido o suficiente.

O separatismo é necessário porque o Brasil é uma unidade artificial. Unidade esta cunhada à base de tiros de canhão e estocadas de baioneta. Desde antes da independência movimentos separatistas pululavam pelo território que hoje chamamos de Brasil. Sufocados tais movimentos, passaram-se ainda décadas, mesmo depois da independência, para forjar a ferro e fogo algum sentimento de brasilidade. Tal sentimento nunca foi, portanto, espontâneo.

Por fim, o separatismo é necessário porque o povo sulista o quer e o deseja ardentemente, como bem demonstraram os plebiscitos já realizados. O deseja e tem o direito de almejá-lo, embasado que está o movimento O Sul É O Meu País em leis e tratados internacionais, dos quais, o Brasil inclusive, é signatário. Além, é claro, do direito a livre associação e expressão, uma vez que por meios pacíficos, como consta na constituição. Aliás, nosso meio de atuação é o debate visando a uma conscientização, buscando por fim atingir nosso objetivo através da via plebiscitária. Rejeição total, portanto, de qualquer apelo à violência.

Para terminar esta apresentação, que acabou não sendo tão curta como deveria, quero destacar que tudo que aqui for escrito é de minha inteira responsabilidade. Cito e muito citarei o movimento O Sul É O Meu País porque ele é a instituição que congrega ideais e indivíduos separatistas, como é o meu caso, e que comunga comigo o modelo de país que queremos, salvo divergências pontuais. Aliás, cabe enfatizar novamente que este é o principal objetivo deste blog.

Links para o site oficial, de onde conseguir adesivos, camisetas e bandeiras, você encontrará aqui também.  Bem como links para outros movimentos separatistas ao redor do Brasil, como do Norte, Nordeste e Centro Oeste. Sim, eles existem. O Sul tem o movimento mais ativo e organizado, mas o peso de Brasília se faz sentir sem piedade em todas as regiões.

Boa leitura e . . .

Viva o Sul Livre!


Confira os posts mais recentes do blog:

Ou entre em contato conosco para tirar dúvidas e dar feedback sobre o conteúdo!

Siga o nosso Instagram para sempre estar por dentro das novidades! 💙